Estilo Vintage

O termo VINTAGE é utilizado para qualificar algo clássico, que remete às décadas 20, 30, 40, 50 e 60 e de excelente qualidade. Na decoração, o estilo vintage reflete o que há de mais clássico, mesclando-se a um estilo atual e funcional.
A decoração vintage é composta por itens que são ou que parecem antigos, dando um toque peculiar ao ambiente. Cada vez mais procurado, esse estilo encontra mais e mais espaço nos projetos de arquitetura, porém não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma decoração vintage.
O mais importante para trazer o vintage à sua vida é procurar usar itens que você já possui: fotos antigas, um móvel retrô ou alguma relíquia de família. Você também pode procurar em antiquários, bazares, brechós, além de em lojas especialmente voltadas para o estilo vintage.
Para remeter a esse estilo tradicional, via de regra utilizam-se as cores rosa antigo, dourado, ouro rosê, bege e marrom. Móveis de madeira são itens fundamentais para conseguir o objetivo da decoração vintage, que é menos ligada a acessórios e utensílios de aço inoxidável, por exemplo.
Na sala, papeis de parede com estampas floral ou mais antigas são uma ótima opção para conseguir um efeito vintage. Dê preferência também a pisos de madeira em vez de pisos de porcelanato, por exemplo.
Opte por móveis de estilo clássico, como uma mesa de centro, o sofá ou mesmo uma estante, que pode ser preenchida com livros e vinis. Almofadas estampadas, coloridas ou em tom neutro ajudarão a trazer o estilo tradicional.
Uma parede cheia de fotos, especialmente em preto e branco, com molduras antigas e coloridas trará o estilo vintage à sua sala, bem como espelhos com belas molduras ou uma combinação de ambos. Também são ótimas ideias quadros e pôsteres de inscrições divertidas e antigas, como propagandas dos anos 50 ou pin-ups.
Um belo lustre, por sua vez, pode ser o arremate para uma sala com decoração vintage.
Assim como na sala, papeis de parede delicados são ótimos para dar um toque intimista e antigo ao seu quarto. Quanto à cama, as camas antigas de metal ou madeira, com design próprio e característico, são as melhores opções. Um baú no pé da cama, além de te dar mais espaço para guardar suas coisas, também dará um toque vintage.
No caso de ser um quarto feminino, penteadeiras são itens quase que indispensáveis para um quarto vintage. Escolha, preferencialmente, as penteadeiras com belos espelhos e que sejam coloridas, como em salmão ou verde água. Você também pode ter uma cômoda, colorida ou não, de formato mais arredondado.
Malas antigas podem ser usadas como objetos de decoração quando empilhadas, dando o charme vintage ao seu quarto. Abajur na cabeceira da cama também trará o estilo para bem perto de você.
Sempre que comprar ou reformar móveis de madeira para criar o estilo vintage opte por pinturas que sejam o mais natural possível e que mantenham o aspecto do material, além de manter itens como puxadores, por exemplo.
As cozinhas decoradas em estilo vintage são uma sensação recente, porém são um pouco mais onerosas e isso se deve ao fato de os eletrodomésticos terem, naturalmente, design atual e moderno. Assim, é possível comprar uma geladeira vintage, arredondada e colorida, mas ela provavelmente irá te custar um pouco – ou muito – mais do que uma geladeira comum.
Caso não deseje ou não possa trocar os eletrodomésticos da sua cozinha, ainda é possível dar um toque vintage à decoração e para isso basta utilizar louças antigas e tradicionais, cristaleiras, objetos divertidos e canecas com estampas que remetam ao estilo vintage.
Adesivos decorativos também podem ser utilizados na parede, assim como azulejos antigos.
No caso da mesa de jantar, que pode ficar na cozinha ou em uma sala de jantar à parte, opte por mesas de madeira e cadeiras arredondadas no estilo anos 50 ou cadeiras estofadas. Vasos ou mesmo garrafas pintadas com flores dão o toque final.
Assim como ocorre com a cozinha, adaptar o seu banheiro para uma decoração vintage pode te fazer gastar mais dinheiro, já que, por exemplo, banheiras de louça antigas são itens característicos da decoração nesse cômodo. Assim, a instalação de uma banheira desse tipo pode não ser viável, seja pelo orçamento, pelo tamanho do banheiro ou simplesmente pelo seu gosto.
Entretanto, isso não é motivo para deixar o seu banheiro de fora: utilize um espelho antigo, com uma bela moldura ou um armário de banheiro encontrado em um antiquário. Flores no ambiente também ajudam a dar um toque clássico.
Para os que querem adentrar profundamente na decoração vintage, surpreenda e utilize itens inusitados, como uma bicicleta antiga encostada na sala, uma porta de madeira não-reformada no quarto ou gaiolas sendo utilizadas como luminárias. Lembre-se também que a sua decoração vintage vai ter ainda mais o seu estilo e personalidade se você utilizar objetos que possuem valor sentimental. Assim, só é preciso um pouco de criatividade para fazer com que sua casa tenha um estilo vintage.
FONTE:BLOGDECORACAOBIZ